Criada a primeira música com ondas acústicas de estrelas

Por Leticia Minosso

27/06/2020

Criada a primeira música com ondas acústicas de estrelas
Canção é resultante de projeto do ‘Starmus Festival’, evento criado por Brian May, guitarrista do Queen

Os avanços da ciência e da tecnologia revelaram que o universo não está silencioso: as estrelas produzem ondas acústicas infra-sonoras que podem ser gravadas, embora o ouvido humano não possa percebê-las.

Pela primeira vez, músicas compostas a partir de ondas acústicas que explodem em estrelas foram disponibilizadas online.

A música é organizada por Brian Eno, o compositor que inventou o termo “música ambiente”. A música utiliza as ondas acústicas infra-sonoras criadas pelas estrelas e as acelera até que possam ser ouvidas pelo ouvido humano. A faixa resultante, “Starsounds”, é tão assustadora quanto sobrenatural.

Confira a faixa estrelar:

Clássicos Remasterizados

A música é o mais recente projeto do Starmus Festival , um evento anual criado pelo astrofísico e guitarrista do Queen Brian May e pelo astrofísico Garik Israelian para reunir ciência espacial e artes. De acordo com site Retrofuturista, Israelian é quem realmente reuniu as ondas infra-sonoras e as compilou em uma enorme biblioteca em 2005.

Desde então, Starmus e a biblioteca de som das estrelas inspiraram várias obras de arte, incluindo Hans Zimmer e o concerto “The Warped Side of the Universe” de Paul Zimmer, que foi uma espécie de reunião científica para os compositores da trilha sonora do filme “Interestelar”.

Leticia Minosso

Leticia Minosso

News