Vikings: relembre a trama da série antes da retomada da última temporada

Por Letícia Minosso

24/09/2020

Vikings: relembre a trama da série antes da retomada da última temporada

Se você esteve habitando o planeta Terra nos últimos anos, com certeza já ouviu falar de uma série nórdica chamada Vikings.

No ar desde 2013, a história é inspirada nas invasões, comércio e exploração dos Nórdicos da Escandinávia medieval e acompanha a saga de Ragnar Lothbrok. Considerando-se descendente de Odin, Ragnar busca dominar vários territórios da Europa.

Atualmente a série está em sua sexta – e última – temporada, com previsão de lançamento dos últimos episódios para dezembro de 2020.

E, caso você não queira maratonar novamente todos os episódios até o lançamento da segunda parte da temporada final, segue o nosso guia de temporadas da série.

ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS!!!

1ª Temporada (2013)

Dizendo ser descendente direto de Odin, Ragnar Lothbrok é o líder da tribo dos vikings. Após ter visões com Odin, ele se sente certo de que seu próximo passado é avançar para incursões no Ocidente. Mesmo sem autorização do então senhor de Kattegat, Earl Haraldson, o viking reúne uma equipe de voluntários e embarca para uma invasão a oeste.

A primeira invasão tem resultado positivo. A segunda, contudo, é impedida pelos soldados locais. Após diferentes batalhas, eles conseguem retornar a Kattegat, onde Earl tenta acusar Ragnar da morte de seu irmão Knut sem sucesso. Sedento de vingança, ele ordena o ataque à família e aos homens de Ragnar. Ragnar termina a fuga bastante ferido, mas envio um desafio de um único combate a Earl. Ragnar vence, mata Earl e se torna o novo senhor de Kattagat.

Diversas batalhas, invasões e retaliações ainda acontecem durante a temporada. Rollo já atua contra seu irmão. Lagertha sofre um aborto e também perde sua outra filha para uma doença. Ragnar se envolve com Aslaug, que engravida de um filho seu no final da temporada.

2ª Temporada (2014)

Após Ragnar assumir uma Aslaug grávida como sua segunda esposa, Lagertha o deixa e parte de Kattegat. Para completar a tristeza de Ragnar, Björn o nega como pai e acompanha a mãe. Temos, então um salto temporal de 4 anos. Björn já não é mais criança, mas sim um jovem espadachim. Ele foi criado por Lagertha e seu novo marido, o conde Sigvard, um homem poderoso, severo e abusivo.

Em uma nova tentativa de atacar a Inglaterra, Ragnar e seus homens vão parar em Wessex, governado pelo rei Ecbert. Em Kattegat, Borg massacra vários dos habitantes em retaliação ao fim da trégua com Ragnar e toma o poder. Rollo foge como filhos de Ragnar e Aslaug.

De volta a Kattegat, Ragnar não tem homens suficientes para lutar contra Borg, mas um grande grupo de guerreiros chega ao local liderado por Lagertha e Björn, e eles vencem a batalha contra Borg.

Aslaug dá a luz a um filho com mal formação nas pernas, a quem Ragnar nomeia Ivar, o Sem Ossos. Ragnar faz um novo ataque ataque a Wessex. De volta a Kattegat, ele e seus homens precisam lutar contra um ataque de Horik. Ragnar mata Horik e quase todos os seus filhos, exceto Erlendus. Ragnar se torna o rei.

3ª Temporada (2015)

Enquanto os invasores exploram o novo mundo, Ragnar tenta lidar com seu novo e indesejado papel como rei. Ele, Lagertha e outros homens partem para Wessex para cobrar as terras prometidas pelo rei Ecbert. Após diferentes negociações, Aethelwulf mata os colonos vikings.

Em Kattegat, Siggy salva a vida de dois filhos de Ragnar e Aslaug, mas acaba morrendo afogada no lugar deles. Aslaug dormiu com Harbard. Þórunn dá a luz a uma filha de Björn. Judith dá a luz a um filho de Athelstan. A criança é considerada enviada de Deus pelo rei Ecbert, mas Athelstan acaba sendo morto por Floki.

A frota de Ragnar chega à Frância, os viking atacam Paris em um violento conflito com o exército francês. Após um segundo ataque, Paris consegue se manter na liderança, mas uma praga começa a matar seus cidadãos. Perto da morte, Ragnar pede para ser batizado e enterrado dentro da cidade. Ragnar morre. Björn assume o comando dos vikings. Levado para dentro da cidade em um caixão, Ragnar revela estar vivo e pega a princesa Gisla como refém, garantindo a vitória aos vikings.

4ª Temporada (2016)

Cheio de segredos, Ragnar tem um plano para retornar a Wessex e consertar seus erros. Ele segue para Wessex em embarcações usadas, com uma tripulação subornada e Ivar. Após uma tempestade, há poucos sobreviventes para formar um exército. A relação entre Ragnar e Ivar se fortalece enquanto conspiram contra os saxões.

Lagertha toma Kattegat e mata Aslaug. Björn dá início ao sonho de explorar o Mediterrâneo. Arriscando seu casamento e sua nova posição na Frância, Rollo decide ir com o sobrinho.

Ragnar e Ivar são capturados em Wessex. IVar é enviado de volta a Kattegat, mas Ragnar pede que ele volte para vingar sua provável morte. Ragnar é torturado e condenado a morte por Aelle. Ele é jogado em um poço com cobras venenosas. Um homem que se diz a encarnação de Odin avisa sobre a morte de Ragnar em Kattegat.

O exército viking atraca na costa da Nortúmbria, avançando pelo campo inglês, em busca de vingar a morte de Ragnar. Sob a liderança de Ivar e Björn, os vikings capturam Aelle. Ele assina um novo acordo de assentamento de terra, sem que os vikings saibam que ele já não é mais rei, logo o documento não tem valor. Aelle se mata.

Em uma discussão, Ivar mata Sigurd. Somos apresentados ao bispo Heahmund, que preside um funeral, mas a cena seguinte “conforta” a viúva na cama.

5ª temporada (2017 – parte 1)

O penúltimo ano da série veio com várias mudanças, principalmente após a morte de Ragnar. Ubbe, Ivar e Hvitserk governam a terra adquirida na Ânglia Oriental, depois da morte de Sigurd, e Ivar convence os irmãos a irem para o norte conquistar York. Björn e Halfdan voltam ao Mediterrâneo e chegam à África. Floki viaja para o desconhecido e acredita ter chegado a Asgard, a terra dos deuses, para onde leva colonos de Kattegat. Harald retorna a Kattegat, onde é preso por Lagertha.

Em Wessex, o Bispo Heahmund e o rei Aethelwulf formam uma aliança e atacam York, mas caem em uma armadilha. Após uma falsa oferta de paz, a batalha continua. Os vikings saem vitoriosos, retornam a Kattegat levando o bispo com eles.

Na África, Bjorn, Halfdan e Sindric são presos, mas fogem em uma tempestade de areia antes de serem executados e retornam para Kattegat, onde Ivan e Heahmund planejam atacar. Lagertha é avisada do plano de ataque e se prepara para a batalha, sobre a qual leva vantagem. Ela salva a vida de Heahmund.

5ª Temporada (2018 – parte 2)

Após Ivar dominar Kattegat, seus irmãos prometem vingança. Ivar governa Kattegat sem o mínimo de planejamento, deslumbrado pelo poder. Rollo pede que Lagherta e Björn retornem com ele para Frância e se revela o verdadeiro pai de Björn.

Após negá-lo como pai, Björn segue com Lagertha, Ubbe e Torvi e eles acabam se rendendo aos ingleses com ajuda do Bispo Heahmund, novo amante de Lagertha. Em um novo acordo com o então rei Alfred, os vikings prometem ajudá-lo a enfrentar uma ameaça.

Em Kattegat, Ivar está noivo de Freydis. Ao não conseguir ter relações com o noivo, devido a sua impotência, Freydis bebe o sangue de Ivar alegando que pode engravidar dessa forma, mas mantém relações secretas com um escravo. Considerando-se um deus, Ivar pede para o Vidente confirmar sua divindade. Quando ele se nega, Ivar o mata.

Na Islândia, Floki desenvolve o dom da visão e aparentemente será o novo vidente, chegando a guiar e ajudar pessoas em várias situações.

Na batalha com a qual o Clero e dos nobres tentam destronar Alfred, Heahmund acaba sendo morto por Gunnhild, os vikings são expulsos, Björn é gravemente ferido e Lagertha desaparece. Ivar planeja seu próprio ataque a Wessex. Alfred fica doente. Paranoica, Judith envenena Aethelred. Alfred se recupera. Judith, contudo, morre de câncer mais para frente da temporada.

Freydis dá a luz ao filho supostamente de Ivar. Por a criança ser deformada, Ivar o coloca na floresta, querendo evitar que o bebê tenha uma vida como a sua. Sem perdoar Ivar pela morte de seu filho, Freydis se vira contra ele e passa a ajudar Björn, que consegue invadir Kattegat, com Hvitserk agora a seu lado.

Freydis expõe os assassinatos de IVar ao povo, que já não o defende como antes. A batalha continua. Freydis revela sua traição a Ivar, que a estrangula. Björn é declarado rei. Ivar foge para terras desconhecidas.

6ª Temporada (2019 – parte 1)

Ivar logo é capturado pelos russos, os ancestrais dos modernos russos, e levado ao príncipe Oleg de Novgorod. A principio, o nobre tem dúvidas a respeito da identidade de seu prisioneiro. Mas não demora para acreditar que a chegada de Ivar seja um bom presságio – afinal, o viking aleijado pode se tornar uma ferramenta muito útil para sua sonhada conquista da Escandinávia – e o leva para sua capital, Kiev, no que é hoje a Ucrânia.

Sem um pingo de escrúpulos, mas com um sorriso sedutor, Oleg é a melhor novidade desta sexta temporada. Um aliado perigoso para Ivar, que também sonha em se vingar do irmão. Suas maldades são terríveis. Enquanto isso, as coisas não estão assim tão interessantes em Kattegat.

Lagertha diz que se cansou de tudo e se recolhe a uma casa de campo, mas seu sossego não dura muito. Já para Bjorn o caldo só começa a engrossar no terceiro episódio, quando ele parte em socorro de um antigo inimigo e acaba caindo em uma armadilha.

6ª Temporada (parte 2 – em hiatus)

Confira o que esperar da temporada final

Letícia Minosso

Letícia Minosso

News