Os álbuns de rock mais vendidos de todos os tempos

Por Leticia Minosso

01/09/2020

Os álbuns de rock mais vendidos de todos os tempos

Se você gosta de música, com certeza já escutou alguns hits como Stairway to Heaven, Welcome to the Jungle ou Hotel California, certo? E não é a toa que muita gente responda sim para esta pergunta. Estas músicas estão nos álbuns de rock mais vendidos no mundo.

Para esta lista, foram feitas pesquisas de acordo com a venda de cada país, principalmente EUA e UK.

Vale lembrar que foram considerados apenas os trabalhos originais, excluindo, por exemplo, o álbum de rock mais vendido da história, a seleção de melhores do Eagles ou a coletânea de números 1 dos Beatles.

Confira aqui os campeões de vendas:

EAGLES – HOTEL CALIFORNIA (1976)

Quando falamos de álbuns originais, quem está no topo dessa lista é Hotel California. O álbum de 1976 do Eagles e quinto disco de estúdio do grupo.

Com o hit que carrega o nome do álbum, e canções como “New Kid in Town” e  “Life in the Fast Lane”, Eagles fez grande sucesso em sua época.

A obra rendeu inclusive dois Grammys para o Eagles, por Melhor Gravação (“Hotel California”) e Melhor Arranjo Vocal (“New Kid in Town”).

Total aproximado de vendas mundiais: 32 milhões.

AC/DC – BACK IN BLACK (1980)

O sétimo álbum de estúdio do AC/DC, foi um sucesso absoluto e relativamente surpreendente considerando o momento da carreira da banda.

O grupo australiano havia lançado no ano anterior o seu maior sucesso até então, Highway To Hell. Mas, em fevereiro de 1980, perderam seu vocalista Bon Scott.

Contrariando expectativas, o AC/DC recebeu Brian Johnson como seu novo vocal, e em julho lançou Back To Black, que eventualmente se tornaria não apenas o maior sucesso comercial da banda.

Total aproximado de vendas mundiais: 29.4 milhões.

LED ZEPPELIN – LED ZEPPELIN IV (1971)

Em 1971 Led Zeppelin lançou seu quarto álbum de estúdio, sem título, que viria a ser conhecido como o Led Zeppelin IV.

Led Zeppelin IV não é apenas um dos álbuns mais vendidos do rock como conhecido por sua influência através dos tempos. Provavelmente o maior responsável pela sonoridade do hard rock nos anos 70, Led Zeppelin IV une os melhores elementos do rock, heavy metal, blues e folk. Em um trabalho perfeitamente coeso, a obra é considerada entre os maiores álbuns de todos os tempos por diversas publicações. 

Total aproximado de vendas mundiais: 29 milhões.

FLEETWOOD MAC – RUMOURS (1977)

Rumours, o álbum mais bem-sucedido da carreira do Fleetwood Mac, é o seu 11º álbum de estúdio, é realmente surpreendente. O grupo já havia feito sucesso com seu álbum auto-intitulado em 1975, mas foi apenas em 1977, no segundo álbum de Stevie Nicks no vocal, que o grupo se tornou uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. 

Rumours lançou sucessos como “Dreams”, “Go Your Own Way” e “The Chain”, que se tornou eventualmente uma favorita dos fãs.

Vencedor do Álbum do Ano no Grammy e considerado um dos álbuns mais importantes da história dos EUA, que o adicionou à Biblioteca do Congresso por sua importância cultural, histórica e artística. 

Total aproximado de vendas mundiais: 27.9 milhões. 

METALLICA – METALLICA (1991)

O quinto álbum de estúdio do Metallica se afastou da sonoridade do thrash metal e se aproximou de um som mais popular e tradicional do heavy metal. Mas o sucesso do Black Album é inegável. A obra conta com hits lendários como “Nothing Else Matters” e “The Unforgiven”.

A barreira que o Black Album quebrou, levando um dos maiores nomes do metal para o público geral, mudou para sempre o rock pesado, e fez do Metallica um dos maiores nomes da música até hoje.

Total aproximado de vendas mundiais: 25.2 milhões.

PINK FLOYD – THE DARK SIDE OF THE MOON (1973)

Oitavo álbum de estúdio do Pink Floyd, o Dark Side of the Moon tem um peso inestimável para o rock. Desde o seu lançamento, em 1973, são inúmeras as bandas que se dizem influenciadas pelo disco conceitual. 

Como o álbum mais vendido do grupo, e entrando para a lista dos álbuns mais vendidos da história, Dark Side of the Moon mudou o padrão para álbuns conceituais que viriam depois, e entrou para praticamente qualquer lista que relembra os álbuns mais importantes do gênero. 

Total aproximado de vendas mundiais: 24.4 milhões.

GUNS N’ ROSES – APPETITE FOR DESTRUCTION (1987)

É quase surreal o que o Guns N’ Roses conseguiu atingir com o seu primeiro álbum, Appetite For Destruction, lançado dois anos após a formação do grupo.

O disco demorou um pouco pra chamar atenção das rádios, mas pouco mais de um ano após o seu lançamento a banda já foi catapultada para os holofotes, com ajuda de hits que continuam gigantes até hoje, como “Welcome to the Jungle”, “Sweet Child o’Mine” e “Paradise City”. 

Appetite For Destruction é o álbum de estreia mais bem sucedido de todos os tempos.. 

Total aproximado de vendas mundiais: 21.9 milhões.

MEAT LOAF – BAT OUT OF HELL (1977)

Logo depois do primeiro álbum do Guns N’ Roses, a lista segue com mais um álbum de estreia, desta vez com o Meat Loaf. Bat Out of Hell, foi um daqueles sucessos lentos, em grande parte por resistência da gravadora que insistia em não promover o disco.

Foi apenas quando fizeram uma performance da faixa-título (que tem mais de nove minutos) na TV inglesa que o álbum explodiu no Reino Unido, e o resto do mundo seguiu a tendência. 

Depois que o álbum chegou ao público, ele se tornou um dos álbuns mais vendidos ao redor do mundo, atingindo as paradas em diversos países. Até hoje, Bat Out Of Hell é o álbum mais vendido da história na Austrália. No Reino Unido ele é o terceiro álbum que ficou mais tempo nas paradas, com 522 semanas.

Depois do lançamento, Meat Loaf viveu uma decadência em sua popularidade, retornando ao sucesso apenas com o álbum sequência, Bat Out of Hell II: Back into Hell, de 1993. 

Total aproximado de vendas mundiais: 21.7 milhões.

Leticia Minosso

Leticia Minosso

News