Música “inédita” do Nirvana é criada com inteligência artificial

Por Leticia Minosso

14/07/2020

Música “inédita” do Nirvana é criada com inteligência artificial

Um youtuber chamado Kirt Connor, que tem um canal de paródias chamado Funk Turkey, utilizou de inteligência artificial (IA) para criar uma música inédita do Nirvana utilizando pedaços de letras de todas as músicas da banda. O homem já havia feito isso com outros grupos como AC/DC e Metallica.

Kirt utilizou o site lyrics.rip, que reuniu todo o banco de dados do site Genius sobre as letras da banda para criar a canção. Como resultado, as letras foram somadas a guitarras, baixo e bateria. A criação foi chamada de “Smother”.

O youtuber diz que as letras foram misturadas e masterizadas na cozinha de sua própria casa. Na descrição do vídeo, ele revela ter usado na produção uma “Stratocaster barata” (modelo de guitarra), um “microfone ruim” e uma “cópia antiga do ProTools” (software de produção de áudio).

Ainda na descrição do vídeo, Kirt escreveu “Eu sei que Dave Grohl [baterista do Nirvana] odeia bateria de computador, mas é a melhor coisa que consegui. Então, me desculpe Dave. Ainda te amo”.

O resultado final tem combinações um tanto quanto aleatórias na letra, mas vale ressaltar que, mesmo que as criações com IA não sejam tão boas quanto as composições originais das bandas, é interessante saber o que a tecnologia é capaz de fazer.

Confira a música criada por Funk Turkey:

Leticia Minosso

Leticia Minosso

News