Diversidade. Chega de “padrões”!

Por André Francisco Dalségio

10/07/2020

Diversidade. Chega de “padrões”!

Há muitos anos a mídia e a moda são responsáveis por impor alguns padrões de beleza e de modelos estéticos para a sociedade.

Após anos de luta constante e árdua dos consumidores para terem mais espaço e representatividade, as marcas de moda sedem espaço e abrem as portas aos poucos para a diversidade no mundo fashion e publicitário.

As pessoas negras foram as primeiras a abrirem os caminhos nas passarelas e editoriais de moda e em seguida o leque da diversidade só cresceu e abriu para as trans, albinos, plus size, amputadas, terceira idade, especiais, e qualquer outras etnias e biótipos considerados até então, fora do padrão.

Este conhecido “padrão” vem se dissolvendo e aos poucos a pluralidade ganha força e respeito. Nós da FORS temos a plena consciência desse movimento tão importante que a moda está passando e queremos lutar juntos, aprendendo cada vez mais a respeitar as diferenças e fazer tudo o que for possível para ajudar neste processo de transformação.

Nosso papel na moda é quebrar estes estereótipos e abrir todas as portas para a real essência das belezas individuais e fazer todos enxergarem que as diferenças são bem-vindas e necessárias.

A moda fez este desserviço durante anos e anos e agora com consciência, corre atrás do prejuízo, e felizmente este processo de transformação está ganhando espaço rapidamente, graças a internet e as mídias sociais.

A pluralidade trouxe outras mudanças na área que foi diretamente nas agências de modelos, mudando o foco, apresentando todos os biótipos e diversidade. Hoje existem varias agências especializadas no “real life”.

Estamos juntos neste processo e sabemos que é só o começo, aprendendo com este momento tão importante e histórico com a possibilidade de compartilhar as diferenças no mundo da moda, praticando o respeito acima de tudo, construindo um universo fashion mais democrático e mostrando os reais e novos valores nas campanhas de moda e publicidade.

Alguns desfiles que mostram o futuro da moda mais diverso

DESFILE COM DIVERSIDADE DE PESSOAS

Ronaldo Fraga SPFW N44 Verão / 2018 foto: Ze Takahashi / FOTOSITE

DESFILE COM PESSOAS MAIS VELHAS

Felipe Fanaia- 46ª Casa de Criadores- Inverno 2020- Novembro 2019 Foto: Marcelo Soubhia/Fotosite

DESFILE COM PESSOAS NEGRAS

Handred – SPFW N48 Inverno 2020 Foto: Zé Takahashi/ FOTOSITE

DESFILE COM DIVERSIDADE PESSOAS TRANS E DRAG QUEEN

Felipe Fanaia Casa de Criadores – Inverno 2019 Foto: Marcelo Soubhia/ FOTOSITE

VÍDEO DA CAMPANHA CALVIN KLEIN COM A MODELO JARI JONES TRANSEXUAL, PLUS E NEGRA

André Francisco Dalségio

André Francisco Dalségio

Moda