BAFTA 2021: onde assistir aos filmes indicados

Por Letícia Minosso

09/03/2021

BAFTA 2021: onde assistir aos filmes indicados

Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão anunciou nesta terça-feira (9) os indicados ao 74º British Academy Film Awards (BAFTA), principal premiação de entretenimento do Reino Unido. O evento acontece no dia 11 de abril.

Apesar de o brasileiro “Bacurau” ter chegado até as semifinais da cerimônia, o filme ficou de fora dos finalistas da categoria Melhor Filme em Língua Não-Inglesa. “Nomadland” e “Rocks” são os principais indicados da noite, com sete nomeações cada. Em sequência aparecem “Mank“, “Minari – Em Busca da Felicidade“, “Meu Pai” e “Bela Vingança“, que disputam seis estatuetas cada um.

Na categoria de melhor direção as mulheres são maioria, com quatro de seis indicações, incluindo a favorita Chloé Zhao, que levou o prêmio no Globo de Ouro

Vale lembrar que, na edição passada, o BAFTA foi alvo de críticas por indicar apenas atores brancos em suas principais categorias e a organização prometeu mudanças para garantir a diversidade. Aparentemente, o evento cumpriu a palavra: todas as categorias de atuação deste ano têm múltiplos indicados não-brancos. 

Confira abaixo a lista completa de indicados e onde assistir aos filmes:

Melhor Filme
“Meu Pai” – estreia prevista para 11 de março nos cinemas;
“The Mauritanian” – sem data de estreia no Brasil;
“Nomadland” – sem data de estreia no Brasil;
“Bela Vingança” – estreia prevista para 18 de março nos cinemas;
“Os 7 de Chicago” – Netflix;

Melhor Filme Britânico
“Calm With Horses” – sem data de estreia no Brasil;
“A Escavação” – Netflix;
“Meu Pai” – estreia prevista para 11 de março nos cinemas;
“O Que Ficou Para Trás” – Netflix;
“Limbo – Entre o Céu e o Inferno” – Looke;
“The Mauritanian” – sem data de estreia no Brasil;
“Mogul Mowgli” – estreou em 5 de novembro nos cinemas;
“Bela Vingança” – estreia prevista para 18 de março nos cinemas;
“Rocks” – sem data de estreia no Brasil;
“Saint Maud” – sem data de estreia no Brasil;https://4d082d1f276ced09618288955dd31988.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Melhor Diretor
Thombas Vinterberg (“Another Round”) – sem data de estreia no Brasil;
Shannon Murphy (“Dente de Leite”) – sem data de estreia no Brasil;
Lee Isaac Chung (“Minari – Em Busca da Felicidade”) – Netflix;
Chloé Zhao (“Nomadland”) – sem data de estreia no Brasil;
Jasmila Žbanić (“Quo Vadis, Aida?”) – sem data de estreia no Brasil;
Sarah Gavron (“Rocks”) – sem data de estreia no Brasil;

Melhor Atriz
Bukky Bakray (“Rocks”) – sem data de estreia no Brasil;
Radha Blank (“The Forty-Year-Old Version”) – Netflix;
Vanessa Kirby (“Pieces of a Woman”) – Netflix;
Frances McDormand (“Nomadland”) – sem data de estreia no Brasil;
Wunmi Mosaku (“O Que Ficou Para Trás”) – Netflix;
Alfre Woodard (“Clemency”) – Telecine Play;

Melhor Atriz Coadjuvante
Niamh Algar (“Calm with Horses”) – sem data de estreia no Brasil;
Kosar Ali (“Rocks”) – sem data de estreia no Brasil;
Maria Bakalova (“Borat: Fita de Cinema Seguinte”) – Amazon Prime Video;
Dominique Fishback (“Judas e o Messias Negro”) – estreou nos cinemas em 25 de fevereiro;
Ashley Medekwe (“County Lines”) – sem data de estreia no Brasil;
Yuh-Jung Youn (“Minari – Em Busca da Felicidade”) – Netflix;

Melhor Ator
Riz Ahmed (“O Som do Silêncio”) – Amazon Prime Video;
Chadwick Boseman (“A Voz Suprema do Blues”) – Netflix;
Adarsh Gourav (“O Tigre Branco”) – Netflix;
Anthony Hopkins (“Meu Pai”) estreia prevista para 11 de março nos cinemas;
Mads Mikkelsen (“Another Round”) – sem data de estreia no Brasil;
Tahar Rahim (“The Mauritanian”) – sem data de estreia no Brasil;

Melhor Ator Coadjuvante
Daniel Kaluuya (“Judas e o Messias Negro”) – estreou nos cinemas em 25 de fevereiro;
Barry Keoghan (“Calm with Horses”) – sem data de estreia no Brasil;
Alan Kim (“Minari – Em Busca da Felicidade”) – Netflix;
Leslie Odom Jr. (“Uma Noite em Miami”) – Amazon Prime Video;
Clarke Peters (“Destacamento Blood”) – Netflix;
Paul Raci (“O Som do Silêncio”) – Amazon Prime Video;

Melhor Elenco
“Judas e o Messias Negro” – estreou nos cinemas em 25 de fevereiro;
“Calm with Horses” – sem data de estreia no Brasil;
“Minari – Em Busca da Felicidade” – Netflix;
“Bela Vingança” – estreia prevista para 18 de março nos cinemas;
“Rocks” – sem data de estreia no Brasil;

Melhor Roteiro Adaptado
Moira Buffini (“A Escavação”) – Netflix;
Florian Zellner & Christopher Hampton (“Meu Pai”) – estreia prevista para 11 de março nos cinemas;
Rory Haines, Sohrab Noshirvani & M.B. Traven (“The Mauritanian”) – sem data de estreia no Brasil;
Chloé Zhao (“Nomadland”) – sem data de estreia no Brasil;
Ramin Bahrani (“O Tigre Branco”) – Netflix;

Melhor Roteiro Original
Tobias Lindholm & Thomas Vinterberg (“Another Round”) – sem data de estreia no Brasil;
Jack Fincher (“Mank”) – Netflix;
Emerald Fennell (“Bela Vingança”) – estreia prevista para 18 de março nos cinemas;
Theresa Ikoko & Claire Wilson (“Rocks”) – sem data de estreia no Brasil;
Aaron Sorkin (“Os 7 de Chicago”) – Netflix;

Melhor Documentário
“Collective” – sem data de estreia no Brasil;
“David Attenborough e Nosso Planeta” – Netflix;
“The Dissident” – sem data de estreia no Brasil;
“Professor Polvo” – Netflix;
“O Dilema das Redes” – Netflix;

Melhor Animação
“Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica” – Disney+;
“Soul” – Disney+;
“Wolfwalkers” – Apple TV+;

Melhor Filme em Língua Não-Inglesa
“Another Round” (Dinamarca) – sem data de estreia no Brasil;
“Dear Comrades!” (Rússia) – sem data de estreia no Brasil;
“Os Miseráveis” (França) – YouTube Movies;
“Minari – Em Busca da Felicidade” (EUA) – Netflix;
“Quo Vadis, Aida?” (Bósnia) – sem data de estreia no Brasil;

Melhor Trilha Sonora
Trent Reznor, Atticus Ross (“Mank”) – Netflix;
Emile Mosseri (“Minari – Em Busca da Felicidade”) – Netflix;
James Newton Howard (“Relatos do Mundo”) – Netflix;
Anthony Willis (“Bela Vingança”) – estreia prevista para 18 de março nos cinemas;
Jon Batiste, Trent Reznor, Atticus Ross (“Soul”) – Disney+;

Melhor Fotografia
“Mank” – Netflix;
“Relatos do Mundo” – Netflix;
“Nomadland” – sem data de estreia no Brasil;
“The Mauritanian” – sem data de estreia no Brasil;
“Judas e o Messias Negro” – estreou nos cinemas em 25 de fevereiro;

Melhor Montagem
“Meu Pai” estreia prevista para 11 de março nos cinemas;
“Nomadland” – sem data de estreia no Brasil;
“Bela Vingança” – estreia prevista para 18 de março nos cinemas;
“O Som do Silêncio” – Amazon Prime Video;
“Os 7 de Chicago” – Netflix;

Melhor Design de Produção
“A Escavação” – Netflix;
“Meu Pai” – estreia prevista para 11 de março nos cinemas;
“Mank” – Netflix;
“Rebecca – A Mulher Inesquecível”
“Relatos do Mundo” – Netflix;

Melhor Figurino
“Ammonite” – sem data de estreia no Brasil;
“A Escavação” – Netflix;
“Emma” – Telecine Play;
“A Voz Suprema do Blues” – Netflix;
“Mank” – Netflix;

Melhor Cabelo e Maquiagem
“A Voz Suprema do Blues” – Netflix;
“Era uma Vez um Sonho” – Netflix;
“A Escavação” – Netflix;
“Pinóquio” – estreou em 21 de janeiro nos cinemas;
“Mank” – Netflix;

Melhor Som
“Greyhound” – Apple TV+;
“Nomadland” – sem data de estreia no Brasil;
“Relatos do Mundo” – Netflix;
“O Som do Silêncio” – Amazon Prime Video;
“Soul” – Disney+;

Melhores Efeitos Especiais
“Greyhound” – Apple TV+;
“Mulan” – Disney+;
“O Céu da Meia-Noite” – Netflix;
“O Grande Ivan” – Disney+;
“Tenet” – Youtube Movies;

Melhor Curta Britânico em Animação
“The Fire Next Time” – sem data de estreia no Brasil;
“The Owl and the Pussycat” – sem data de estreia no Brasil;
“The Song of a Lost Boy” – sem data de estreia no Brasil;

Melhor Curta Britânico
“Eyelash” – sem data de estreia no Brasil;
“Lucky Break” – sem data de estreia no Brasil;
“Lizard” – sem data de estreia no Brasil;
“Miss Curvy” – sem data de estreia no Brasil;
“The Present” – sem data de estreia no Brasil.

Fonte: GQ

Letícia Minosso

Letícia Minosso

News